expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

domingo, 24 de junho de 2012

FLORES I

Fico pensando se existe alguém que não gosta de flores. Pequenas, grandes, vermelhas, amarelas, azuis, uma infinidade de cores e formas, capazes de encantar ao mais frio dos homens.
Nossa flora abriga centenas de espécies de plantas e flores.
Nessa série de artigos mostraremos um pouco do que Gonçalves Dias dizia: " nossas várzeas tem mais flores...".

                                                                                                    trepadeira


                                                                                       uma exótica flor de cipó


                                                                                     outra espécie de cipó

Nós, humanos, temos que nos conscientizar que não é necessário termos essas espécies em nossa casa para apreciarmos sua beleza, uma vez que, preservadas, garantirão belas floradas todos os anos. Não e necessário sermos DONOS dessas belezas, basta convivermos em harmonia.
O objetivo dessa série de artigos é mostrar um pouco do que temos. Continuem conosco. Há muito a ser visto e vislumbrado.



domingo, 17 de junho de 2012

Borboletas
Preservar significa ver a natureza como um todo, afinal, tudo interage, contribuindo para a beleza completa que é o meio ambiente.
Insetos são a forma de vida, fora, é claro, vírus e bactérias, mais abundante do planeta e o seu papel também é um dos mais importantes.
Mas esse artigo é para uma das mais surpreendentes formas de vida: a borboleta.
Em sua forma larval chega a ser repugnante, mas não desinteressante.


É possível ver beleza de design até mesmo em seu estado mais bruto como acima e abaixo.



Algumas espécies são venenosas e podem representar perigo para crianças e idosos.
Possuem cerdas que se quebram em contato com a pele, provocando dor intensa e até febre.Não é um animal agressivo, só liberando sua toxina nos incautos que lhe tocarem.
Mas a natureza é surpreendente, pois, essa larva transforma-se em animais de encantadora beleza.


Colorindo nossos jardins e matas.


Polinizando nossas flores, fazendo, assim, multiplicação de sementes e frutos.



Dando vida e cor ao nosso belo meio-ambiente.


Aproveite cada minuto que puder para se encantar com nossas borboletas e para incutir no maior número de pessoas a necessidade de preservação, porque, no dia em que esses animais não existirem, nós também teremos extinguido.

( Esse artigo é em homenagem à minha amiguinha Déborah Luiza, que pretende ser bióloga quando crescer)


domingo, 10 de junho de 2012

Cobra Cascavel
As cobras venenosas denominadas de cascavéis pertencem a vários gêneros, sendo que, na região sudeste, principalmente em Minas Gerais e São Paulo, é encontrado o gênero Crotalus Durissus Collineatus.

                                                                                         Cobra Cascavel
Gosta de lugares secos e quentes, principalmente no cerrado aberto e região serrana, em meio á pedras ou nos pequenos vales de encosta. Possui um veneno poderosíssimo, que se não for devidamente tratado, pode levar ao óbito.
No entanto, se você encontrar com uma dessas, em uma caminhada, não precisa se apavorar e sair correndo. Ela não vai pular em você. Seu bote, e o de qualquer outra serpente venenosa, não alcança mais do que 30% do seu corpo estendido. É um animal de belo porte e, que guardada a devida distância, pode ser admirado. Pode chegar até 1,60 metro e é um caçador nato, sendo, portanto,útil ao meio ambiente ao se alimentar de pequenos roedores, que tanto mal causam ao ser humano.
Quando encontrar com uma dessas,antes de fazer mal ao animal, pense que é você quem está invadindo seu terreno. Não mate, preserve. Todos os animais tem sua utilidade para o meio-ambiente. Se quisermos um futuro para nossa vida selvagem, devemos preservá-la como um todo.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

A serra de Santa Helena, em Sete Lagoas, é um local com um excelente potencial turístico, ainda não devidamente aproveitado. Falta estrutura, receptivo com guias que possibilitem ao turista conhecer e respeitar o patrimônio ecológico do parque da cascata, falta divulgação, e falta educação das pessoas que frequentam o local ( que ainda é bonito,apesar dos descuidos! ).

                                                                    Lagoa do parque da cascata, Sete Lagoas

Como se pode ver na foto acima, o local é maravilhoso, oferecendo ao turista a calma e a paz, ótimo para se passar um fim de semana com a família, tirar boas fotos e desfrutar do contato seguro com a natureza.


                                      A cascata da Serra de Santa Helena, Sete Lagoas, Minas Gerais, vista de cima.

Na cascata, propriamente dita, além de uma visão espetacular, também oferece, para quem gosta de aventura, um cenário para a prática de rapel. A serra, em si, é muito bela e oferece uma boa área para prática de caminhada em trilhas de níveis diferentes de dificuldade ( daí a necessidade de guias treinados para conduzir os turístas ). Esse patrimônio vem sendo desrespeitado por pessoas que jogam lixo em todas as partes do parque, arrancam plantas nativas para cultivar em casa, motoqueiros que fazem trilhas, atrapalhando a paisagem e assustando a fauna local e oferecendo risco para quem anda a pé por lá. Isso não devia ser tolerado por quem administra o parque, mas parece que a consciência do mal causado ainda não foi percebida pelos mesmos. Mas, ainda mais importante do que isso , é a nossa consciência de usuários do local. GENTE, NÃO VAMOS ESPERAR QUE OS OUTROS PRESERVEM! É TEMPO DE NÓS MESMOS FAZERMOS,UR-GEN-TE!

domingo, 3 de junho de 2012

Os temas da moda são natureza, ecologia, preservação do meio ambiente. Mas o que vejo são defesas meramente teóricas, sobre os referidos assuntos. É difícil visualizar preservação consciente em um país onde as pessoas, aliás, vou falar na primeira pessoa, onde EU, ainda lavo calçada com a mangueira aberta no limite, sem me preocupar com economia desse bem tão caro e (eu ainda não me dei conta), essencial, e tão escasso; EU, que não tenho educação e, tampouco, respeito pelo lugar onde convivo com meus semelhantes, e jogo lixo nas ruas, nos parques e na natureza que me recebe de braços abertos;EU, que caço animais por pura diversão; EU, que desrespeito a vida como se EU não fizesse parte dela.
Até quando EU vou continuar dormindo e não me tocar que EU, e não meu semelhante, sou responsável direto pela preservação de tudo o que me cerca?

                                                                  Lagoa Dourada, Paraopeba, Minas Gerais
" Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorgeiam,
Não gorgeiam como lá..."
Gonçalves Dias.

Nossa fauna e flora são das mais ricas do planeta, mas haverá sempre uma boa surpresa em nossas matas e campos. Temos tanta coisa boa e maravilhosa para conhecer que, se o fizermos, com certeza criaremos mecanismos para preservar.
                                                                                      Catlleya Walkeriana

Uma das espécies mais lindas de orquídeas, a Catlleya Walkeriana, orinda do nosso cerrado, por seu preço, quando perfeita ou cor diferenciada do comum, quase não é vista na natureza. É preciso criar meios urgentes para que o meio ambiente seja preservado. Não deixe para os outros fazerem, faça você mesmo!
Respeite todas as formas de vida. Não é preciso dominá-las para curtir sua beleza. Nossa superioridade consiste em conviver com outras espécies com total respeito à vida. Um grande abraço!