As deliciosas frutas do cerrado
O cerrado é um dos biomas mais interessantes para se visitar, observar, aprender e maravilhar. Mas, além de todo o seu mistério e cenários deslumbrantes, tem também muitas frutas deliciosas. Nesse artigo, apresentaremos algumas delas.
Melancia-de-tatu
Foto; Evandro Carlos Ferreira dos Santos
A melancia-de-tatu, Melancium campestre, ou menlancia-do-cerrado, como também é chamada, é uma fruta em miniatura da melancia comum e tem sabor muito próximo. Gosta de lugares bem ensolarados e solos bem drenados.
Araçá-amarelo
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
O araçá-amarelo, Psidium cattleianum, é um arbusto que pode chegar aos 2,5 metros de altura. É uma fruta saborosa, com umazedinho de fundo muito bom. Se parece com uma goiaba pequena, inclusive suas folhas.
Cajuzinho-do-cerrado
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
O cajuzinho-do-cerrado, Anacardium humile, é uma miniatura do caju comum. O sabor é idêntico. A planta pode chegar aos 60 cm de altura. Gosta de lugares bem ensolarados e solos bem drenados. Uma delícia.
Mama-cadela
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
A mama-cadela, Brosimum gaudichaudii, além de ser medicinal, possui um fruto estético e saboroso, de casca e polpa amarelas. É um arbusto de até 2 metros de altura e gosta de lugares mais protegidos do vento como matas e bordas de matas.
Murici-de-ema
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
O murici-de-ema, Byrsonima basiloba, é apenas uma das muitas espécies de muricis encontradas no cerrado. É um subarbusto de até 70 cm de altura. Seus frutos são globulares, de cor amarelo-limão e tem um sabor levemente adstringente.
Jatobá
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
O jatobá é uma árvore grande, que pode chegar facilmente aos 30 metros de altura. Seu fruto tem cheiro e sabor fortes, porém muito doces. Sua casca é muito dura, protegendo sua polpa por muito tempo, mesmo depois de maduro. Sua polpa é bastante adocicada e gruta nos dentes e céu da boca, quando ingeridos.
É usada medicinalmente.
Cagaita
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
A cagaita é o fruto da cagaiteira, Stenocalyx dysintericus, árvore do cerradp que pode alcançar até 6 metros de altura. Seu fruto, quando maduro, deve ser comido com muita moderação, pois, pode causar dores estomacais e diarréia, pois, fermenta-se muito rápido. A planta, folhas e cascas, são usadas para combater esses mesmos males, devido a uma grande concentração de tanino.
Macaúba
Foto; Evandro Carlos Ferreira dos Santos
A macaúba, é a fruta da macaubeira, Acrocomia aculeata, uma palmeira que chega, em média, aos 15 metros. É uma fruta de casca dura, polpa marela, doce e gostosa, e castanha de bom sabor, porém, quando madura, muito dura para se comer. A palmeira é bastante ornamental, mas exige bastante espaço, pelo tamanho e por ter muitos espinhos nas hastes das folhas e troco.
Futuramente traremos outros artigos sobre mais frutas do cerrado. Há uma variedade enorme delas e vale a pena conhecê-las e provar do seu sabor único e agradável.Não deixe de nos acompanhar nessaaventura.
Abraço!