expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Periquito-de-encontro-amarelo

Periquito-de-encontro-amarelo

Nome científico: Brotogeris chiriri.

Sinônimos: Periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência:  Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Peru e Brasil, nas regiões Centro-oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste.

Habitat: Gosta de espaços abertos como cerrados, campos, caatingas, várzeas e capoeiras.

Características: É uma ave de cerca de 15 centímetros, verde-claro, bico pequeno, uma anel de cor clara ao redor dos olhos, sem penas, parte de suas asas são amarelas, o que é visto principalmente durante o voo.

Hábitos sociais: Vivem aos casais ou em grupos. Mesmo em grupo é possível visualizar como os casais se distinguem um do outro.

Hábitos alimentares: Se alimentam de frutos, principalmente frutos com casca dura, sementes, flores e, mais raramente, néctar.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Reprodução: Fazem seus ninhos em ocos de árvores, em casas abandonadas de joão-de-barro e em cupinzeiros de árvores, onde escavam seus próprios ninhos.

Predadores: Aves de rapina e serpentes arborícolas.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço a todos que fazem algo em prol da preservação!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tesoureiro

Tesoureiro

Nome científico:  Tyrannus savana.

Sinônimos: Tesourinha, tesoureira, tesoura, tesourinha-do-campo.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Ocorre em toda a América do Sul e em parte da América do norte. É uma ave migratória, sendo vista em grande quantidade em alguns períodos do ano e quase nunca em outras.

Habitat: Como o próprio nome científico sugere, gosta de savanas, espaços abertos como o cerrado, a caatinga e orlas de matas.

Características: É um pássaro de cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo quase a metade de cauda. Possui a parte de cima da cabeça preta, garganta e parte do pescoço, peito e ventre brancos, dorso marrom escuro, quase negro. Possui voo elegante, principalmente durante a captura de insetos.

Hábitos sociais: Vivem em grupos, raramente aos casais.

Hábitos alimentares: Se alimentam de pequenas frutas como o da erva-de-passarinho (ajudam a disseminar a espécie, pois, não ingerem as sementes, e, ao limpar o bico nas árvores, deixam as sementes plantadas) e insetos capturados durante o voo.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Reprodução: Fazem seus ninhos em barrancos ou em árvores altas, põem de 1 a 3 ovos que levam, em média, 14 dias para eclodirem. Os pais cuidam dos filhotes.

Predadores: Aves de rapina e algumas serpentes arborícolas.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Observação: Nenhum animal fotografado e usado em nossas matérias sofreu quaisquer danos, estando em plena liberdade na natureza.
Abraço!