Cágado
Nome científico: Pertence à família Chelidae, compreendendo 11 gêneros e 40 espécies. Muitas vezes confundido com tartaruga, e até nomeado assim como a Tartaruga-da-Amazônia.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Sinônimos: Angapara, Cágado-de-água-doce, Ajapá e Sapo-concho.
Ocorrência: Ocorre em toda a América-do-sul, na Austrália e em Nova-Guiné.
Características: Todos os quelônios são conhecidos por sua carapaça semi-circular escura, que o protege por cima e por baixo. Podem atingir, dependendo da espécie, até um metro de diâmetro.
Hábitat: Gostam de rios e córregos de curso lento, de lagoas e pântanos. Gostam de ambientes quentes, com média de 30 graus centígrados.
Hábitos sociais: Vivem isolados, macho e fêmea se encontram apenas para acasalar.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Hábitos alimentares: Se alimentam de vermes, insetos, moluscos, peixes, aves e vegetais.
Predadores: Jacarés e aves de rapina, quando ainda são filhotes. O homem, quando já adultos.
Reprodução: São ovíparos. O macho e a fêmea se acasalam dentro d'água. Depositam seus ovos, de 6 a 9, no solo, de preferência na areia. Levam entre 80 a 130 dias para eclodirem. Os filhotes medem cerca de 4 cm e pesam em torno de 10 gramas. Não são cuidados pelos pais. São totalmente independentes desde o nascimento.
Status ecológico: Algumas espécies correm risco de extinção, mas a maioria ainda se encontram com boa margem de segurança.
Observação: Nenhum animal fotografado sofreu qualquer dano, encontrando-se em plena liberdade na natureza.
Importante: Sacolas plásticas jogadas á beira de rios e lagoas podem sufocar esses animais e levá-los à morte. Por isso, não jogue lixo nas ruas, nem tampouco na natureza. Você pode ser responsável pela sobrevivência ou extinção desses animais encantadores.
Abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário