Jaçanã
Nome científico: Jacana jacana.
Sinônimos: Cafezinho, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, marrequinha, menino-do-banhado, nhaçanã, piaçó, piacoça, pia-sol e narceja.
Ocorrência: Em quase toda o continente americano e em todo o Brasil.
Habitat: Vive em lagoas, rios, inundados e brejos.
Características: É uma ave de cerca de 40 centímetros, pernas compridas e finas, pretas, com dorso e parte superior das asas vermelho-amarronzado, peito, pescoço e cabeça pretos, bico amarelo e um escudo frontal vermelho perto dos olhos.
Hábitos sociais: Vivem aos casais ou em grupos. Uma fêmea pode ter mais de um macho, formando, às vezes, pequenos haréns.
Hábitos alimentares: Se alimentam de pequenos grãos e sementes, insetos e larvas aquáticas.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Reprodução: Fazem seus ninhos em micro-ilhas formadas por capim e plantas aquáticas. Põem 4 ovos que levam cerca de 28 dias para chocarem. As fêmeas se rivalizam muito, podendo até matar os filhotes uma da outra. O curioso é que o macho não faz nada para proteger os filhotes de outras fêmeas porque parece não se lembrar de sua parceira, podendo até mesmo cruzar com a fêmea invasora.
Predadores: Aves de rapina, serpentes com hábitos aquáticos e jacarés.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Observação: Nenhum animal fotografado e usado em nossas matérias sofreu quaisquer danos, estando em plena liberdade na natureza.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário