Choró-boi
Nome científico: Taraba major.
Sinônimos: Choca, choca-boi, chororó-olho-de-fogo, cã-cã-de-fogo, piorim.
Ocorrência: Encontrado em quase toda a América do Sul, menos no Chile. No Brasil é bastante comum nas regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul (parcialmente) e Norte (esparso).
Habitat: Gosta de ambientes abertos como matas ciliares, cerrados e orlas de matas.
Características: É um pássaro de 20 centímetros, em média. O macho possui garganta, peito e ventre brancos, parte superior da cabeça, dorso e cauda negros. A fêmea possui garganta, peito e ventre branco-amarelado, parte superior da cabeça, dorso e cauda marrom-ferrugíneo. Ambos tem olhos vermelhos bem chamativos. São pássaros bastante territorialistas. Os machos protegem sua fêmea e seus filhotes, ameaçam outros machos que se aproximem e até brigam. Quando estão defendendo o território eriçam as penas do alto da cabeça, revelando um topete que lhe dá ares de ferocidade.
Hábitos sociais: Vive solitário ou em casais.
Hábitos alimentares: Gosta de alimento recolhido no chão, em meio às folhas ou no tronco das árvores, como formigas, cupins e invertebrados, larvas e vermes.
foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Reprodução: Faz seu ninho em formato de bolsa, pendente, com capins finos e macios, em árvores baixas e densas ou cipoais. Põe 2 ovos que levam em torno de 16 dias para chocarem. os pais cuidam dos filhotes.
Predadores: Aves de rapina ou serpentes arborícolas.
Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço preservacionista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário