expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Marimbondo-tatu

Nome científico: Synoeca syanea.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Sinônimos: Irina, Tatucaba, Vespa-tatu.

Ocorrência: Todo o Brasil.

Características: É um vespídeo de mais ou menos 3 cm de comprimento, delgado e cor negra. Seu nome deriva-se do fato de seu ninho se parecer com o casco de um tatu. O seu ninho pode chegar aos 1,5 metro de comprimento.

Hábitos sociais: Vive comunitariamente, com papéis definidos, como as abelhas.

Hábitos alimentares: Se alimenta de outros insetos, pólen de flores e alguns frutos maduros.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Predadores: Algumas espécies de pássaros.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Perigo em potencial: Sua ferroada é muito dolorida, normalmente apenas no local da picada, com vermelhidão e urticária. Normalmente, a aplicação de gelo ou barro no local diminui a dor. Mas pessoas alérgicas ao seu veneno podem ate´chegar à anafilaxia. Os principais sintomas são:
* Urticária, coceira ou inchaço além do local da picada.
* Dificuldade em respirar.
* Rouquidão.
* Inchaço na língua e/ou garganta.
* Tontura.
* Perda de consciência.
Nesse caso a vítima deverá ser removida o mais rápido possível para socorro médico.

Esses animais não são ferozes e nem atacam a menos que sintam que seu ninho está ameaçado.

Observação: Nenhum animal das fotos sofreu maus tratos, estando em plena liberdade na natureza.

Abraço!

11 comentários:

  1. Bonitas essas imagens, aliás eu ainda não tinha visto um ninho tão grande. Essas cabas são as vespas mais perigosas da Amazônia brasileira. Ela está entre os insetos de maior poder de toxina entre todas a abelhas brasileiras, porém ainda é pouco estudada. Elas são meio comuns aqui no Acre, do Alto ao Baixo Platô. A Caba-tatu tem um problema que a ciência precisa estuda-lo: Uma pessoa depois de atacado por estas vespas fica com pouca resistência para a toxina de outras vespas e até marimbondos, é como se a pessoa adquirisse uma fragilidade física ou diminuísse sua resistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, ontem fui surpreendido por estas vespas, levei nove ferroadas na cabeça e nas costas, nunca tinha sentido tanta dor, nem a tocandira é tão venenosa.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Existem vespas que produzem mel também... mas essa não!

      Excluir
  3. Não gosto dessas vespas a aferrada e muito dolorosa a te perseguem por una distancia enorme

    ResponderExcluir
  4. iiiinnnnnnnnnnntttttttttteeeeeeeeeeeeerrrrrrreeeeeeeeeeeeeeessssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaante

    ResponderExcluir
  5. Marimbondo Tatu fui guarda florestal na ilha do Bananal levei muitas ferroadas de várias espécies de marimbondo mais a da vespa tatu é uma das mais doloridas também tem outra vespa chamada de marimbondo cavalo ou cavalo do cão, marimbondo caçador que é terrível tambem. Abços a todos

    ResponderExcluir
  6. Pessoal me procurem no Facebook eu tenho foto deles na minha mão

    ResponderExcluir
  7. Fui numa cachoeira na interior de SP tomei uma na cabeça e uma no braço, rapaz doi di mais em deu até tontura, passei barro na hora amenizou um pouco a dor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um blog
    viagemsantosspblo.blogspot.com
    Trato varios assuntos alem de viagens. So que nao acho ainda depois de 7 dias o site sem ser no link completo. O seu achei com a palavra "vespa tatu" . deve ser algum login com a google como o wix.com recomenda.

    ResponderExcluir