expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Marimbondo-chapéu

Marimbondo-chapéu

Nome científico: Apoica pallida.

Sinônimos: Nenhum.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É um vespídeo com cerca de 3 centímetros de comprimento, com abdome amarelo-enxofre, cabeça e tórax bronze-amarronzado. Não perde o ferrão após a ferroada, podendo ferroar por mais de uma vez. Seu ninho assemelha-se a um chapéu sem abas, saí o seu nome. Atacam somente quando se sentem ameaçados próximo ao ninho.

Ocorrência: Em praticamente todo o Brasil, menos em matas fechadas.

Habitat: Gosta de espaços abertos como cerrados, capoeiras, nordas de matas e caatinga.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de néctar e pequenos insetos.

Predadores: Algumas aves.



    Foto: Maria do Carmo Silva


Ação do veneno: Inchaço e dor intensa no local, provocando vermelhidão. Pode provocar febre e ínguas, dependendo da quantidade de picadas. Pode levar ao choque anafilático caso a pessoa tenha alergia à sua toxina.

Procedimento em caso de picada: Aplique álcool no local e, se tiver á mão, utilize medicamentos antialérgicos.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço preservacionista!

16 comentários:

  1. Achei lindo! Consegui uma foto bem próxima.

    ResponderExcluir
  2. Ontem esbarrei numa caixa desse marimbondo,levei mais de cem ferroadas... Tirando a dor, tive uma coceira da cabeça aos pés... Não houve muito inchaço, e após tomar antialérgico, ao deitar, com o peso do edredom, sentia como se todas as picadas ferroassem novamente... Dizem q os marimbondos chapéis não soltam o ferrão, esses pelo jeito soltaram todos... Como se espinhos tivesse em minha pele, e a cada esbarrado,era uma nova espetada... Mas graças a Deus não tenho problema com fechamento de glote, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho levei duas picadas na cabeça e tá doendo pra caramba e o cara diz que levou cem aham acredito hilander KKK

      Excluir
    2. Claro que é possível. Meu Pai sofreu 80 picadas passando perto de um ninho. Ficou inconsciente por alguns momentos e foram retirados os 80 ferroes.

      Excluir
    3. se tivesse levado 100 tava no caixão

      Excluir
    4. Eu levei 15 que foi contado tirando a dor está tranquilo também esbarrei no ninho

      Excluir
    5. Eu tomei seis picada hoje, inchou ficou vermelho o local mais mesmo depois de 3 horas continua pinicando no local ao mexer o musculo onde teve a picada doi pra caramba!!!

      Excluir
  3. Oq fazer quando estão fazendo ninho dentro de casa? Entraram ontem a noite e estão no teto da minha cozinha.

    ResponderExcluir
  4. Quando consigo pegar com alicate eu queimo essas desgraçadas...sou alergico a insetos.

    ResponderExcluir
  5. Tem algum problema da as larvas dele para os passaros

    ResponderExcluir
  6. Sou alérgico com apenas uma ferroada fiquei com o bracb muito inchado e senti coceira no corpo todo quase fiquei louco de tanta coceira

    ResponderExcluir
  7. Ontem durante os trabalhos de campo um colega esbarrou no ninho. Levei 4 ferroadas. A dor é bastante intensa e perdurou por período considerável de tempo. Senti um pouco de febre no local da picada, estando a área com ligeira vermelhidão e pele mais quente que o resto do corpo. Meu colega levou também 4 ferroadas e nele formou um pouco de pus no local da picada e vermelhidão intensa no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de toar umas picadas dessa bicho. DÓI.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha de 6 anos foi picada hj, estávamos na zona rural e ela com muito repelente no corpo. Sentiu muita dor, coceira, ficou toda empolada, e teve febre na hora, dei o anti alérgico dela e remédio pra febre. Fiquei desesperada e partir pra cidade pra ficar mais perto do pronto-socorro. Agora (3 horas depois) só sente a dor no local

    ResponderExcluir