expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

Vespas brasileiras

Também chamadas popularmente de marimbondos, as vespas brasileiras se encaixam em duas famílias básicas: Himenoptera e Vespidae.

    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Em geral, são insetos muito agressivos e atacam quer que se aproxime demais de suas colônias. Mas existem espécies pacíficas e que se adaptam ao convívio próximo ao ser humano, inclusive dentro ou nas beiradas de residências.

    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Suas colônias podem ser pequenas e ter pouquíssimos insetos, ou maiores com até 1,5 metro de comprimento e ter centenas deles.

    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


A maioria delas possui uma ferroada venenosa e muito dolorida, podendo levar o indivíduo que tem alergia ao seu veneno até ao estado de choque e morte, embora casos assim sejam raros. A maioria das pessoas apresentam apenas vermelhidão local e bastante dor.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Seu tamanho pode variar de 2 mm até 7 cm. Algumas espécies tem comportamento de viverem isoladas e não em colônias.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Cada espécie cumpre um papel importante na natureza, seja como polinizador ou se alimentando de outros insetos e/ou larvas que atacam plantas cultivadas pelo homem.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


O fato é que a natureza é mesmo muito sábia. Cada ser tem seu papel e tem importância no equilíbrio do meio ambiente. Vale ressaltar que a preservação desses pequenos seres é primordial para a nossa futura existência.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário