expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Escorpião-amarelo

Escorpião-amarelo

Nome científico: Tityus serrulatus.

Sinônimos: Escorpião.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, nas regiões centro-oeste e sudeste.

Características: É um artrópode, aracnídeo, de cerca de 7 centímetros de comprimento, com pernas e cauda amarelas e tronco marrom, quase negro. Possui 8 pernas, 2 quelíceras que ficam na parte anterior da boca, 2 palpos que são usados para agarrar suas presas, cauda com vesícula de veneno e ferrão no final.

Habitat: Gosta de entulhos, locais escuros com folhas secas, troncos de árvores, pedras, etc.

Hábitos sociais: Vive solitário.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de baratas, aranhas e até mesmo outros escorpiões.

Reprodução: Reproduz em partenogênese, ou seja, não precisa de acasalamento. Existem apenas fêmeas e todo animal adulto pode se reproduzir sozinho. São vivíparos. Os filhotes recém-nascidos andam nas costas da mãe até fazerem a primeira troca de pele. A partir daí, são independentes.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Predadores: Lacraia, louva-deus, aves e alguns mamíferos como os quatis.

Ação do veneno: Seu veneno é neurotóxico. Na maioria dos acidentes, provoca apenas inchaço, vermelhidão, forte dor local que se irradia para o membro afetado. Causa maior preocupação nos casos em que a vítima é criança (por não ter desenvolvido ainda a imunidade), em idosos (por terem imunidade mais baixa) e em alérgicos ao veneno específico. O veneno age sobre a parte do cérebro que controla a respiração e pode levar a óbito, caso não seja socorrido a tempo. O melhor procedimento é levar a vítima a um hospital para que seja diagnosticada a necessidade ou não de se tomar o soro anti-escorpiônico.

Mitos: Colocar o escorpião em álcool para passar no local após a picada. Não passe nada no local afetado.
Colocar o escorpião na cachaça para tomar depois da picada corta o efeito do veneno. Errado. isso pode piorar a situação, pois o álcool ampliaria e aceleraria a ação do veneno.

Cuidados: Mantenha entulhos longe de casa. Não deixe folhas secas amontoadas. Combata baratas e aranhas, pois são seus alimentos preferidos.

Observação: Mantenha seu quintal ou casa livre dos escorpiões, pois são perigosos. No entanto, se encontrar esse animal na natureza, não o mate, pois, faz parte de uma cadeia alimentar importantíssima para o meio ambiente e para a preservação como um todo. Ele alimenta-se e serve de alimentação, mantendo a cadeia equilibrada.

Abraço preservacionista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário