expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Teiú

Teiú

Nome científico: Existem várias espécies de teiú, sendo as três de maior ocorrência: Tupinambis teguixim, Tupinambis refescens e Tupinambis merianae.

Sinônimos: Tiú, lagartiú, teju, jacuaru e caruaru.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Em boa parte da América dos Sul e em todo o Brasil.

Características: É uma lagarto grande (pode chegar a 2 metros de comprimento) que varia de coloração de cordo com a idade ou espécie, pode ser negro, esverdeado ou vermelho amarronzado, mas sempre com listras e pintas por todo o corpo. Normalmente foge com a aproximação do ser humano. Mas pode se tornar agressivo com animais domésticos ou se for encantoado.

Habitat: Gosta de locais com folhas e cipoais onde possa se esconder com facilidade. Adapta-se no cerrado, na caatinga e em matas mais fechadas.

Hábitos sociais: Vive solitário.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de vegetais, artrópodes, carniça, pequenos vertebrados, ovos e camundongos e ratos.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Reprodução: Escolhe tocas em ocos nas raízes de árvores ou aproveita buracos feitos por tatu. Põe cerca de 30 ovos que levam em torno de 90 dias para eclodirem. Os filhotes já nascem autônomos, sendo cópias fiéis dos adultos. A maioria não chega a idade adulta.

Predadores: Filhotes são predados por outros lagartos, cobras e aves de rapina. O adulto pode ser atacado por onças pardas, jaguatiricas, aves de rapina, etc.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço preservacionista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário