expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Castanha-de-cipó

Castanha-de-cipó

Nome científico: Dicella bracteosa.

Sinônimos populares: Avelã-de-cipó, amendoim-de-cipó e guayki-manduvi.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, nos estados e Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

Características: É uma trepadeira que pode alcançar até 10 metros de comprimento, formando, normalmente pequenas moitas nas árvores nas quais se sustenta. Possui caule cilíndrico, folhas ovaladas, simples, opostas, verdes-brilhantes a verdes-escuras, dependendo da luminosidade recebida. Flores pequenas, amarelas, em cachos. frutos arredondados, com micro-cerdas urticantes, que podem queimar locais de pele mais fina. Floresce em dezembro e frutifica em fevereiro/março.

Habitat: Matas ciliares, matas de transição e mata atlântica.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Tipo de solo: Gosta de solos férteis e bem drenados.

Luminosidade: Meia-sombra a sol pleno.

Multiplicação: Por sementes.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Plantio: Deve ser feito com o fruto maduro, inteiro. Faça uma mistura de terra comum, carvão vegetal e esterco de curral ou compostagem. Plante e regue em abundância. Leva de 30 a 70 dias para nascer. Para melhor cultivo, plante junto à uma árvore em que ela possa se sustentar ou faça um suporte artificial para ela subir.

Utilizando o fruto: Leve o fruto inteiro ao fogo, diretamente, para sapecar as micro-cerdas urticantes. Logo em seguida, pode-se abrir os frutos e comer sua castanha. Possui sabor similar ao do amendoim.

Status ecológico: Sem risco imediato de extinção, embora seu habitat seja constantemente ameaçado.

Abraço preservacionista!

2 comentários:

  1. Obrigado Daniel pela postagem dessa castanha, pois aqui em Santana de Parnaiba/SP, onde moro, tem muitas plantas dessa. Elas dão muitas castanhas e ninguém aproveita, agora que sei, vou aproveitar bastante!!!
    Agradeço pela informação
    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, voce que mora em Santana de Parnaiba, teria como voce me arrumar algumas sementes para plantar, faz muito tempo que procuro por essa espécie. Obrigado!

      Excluir